REF/AT.3:19
“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados”
Diferente da mentira, que é colocada como uma “simples” falha de caráter e não como uma realidade viva que guia a humanidade caída, o conceito de verdade é comercializado como uma realidade pessoal. Um tipo de poder único de cada ser.
Como lobo em pele de cordeiro, essa verdade relacionada ao direito/liberdade de ser e fazer o que queremos, tem encontrado terra fértil em muitos corações. Por assim dizer, tantos e tantos tem dado ouvidos a essa ilusão de que a verdade está contida dentro do ser humano e que portanto cada um a controla conforme suas próprias paixões.
Uma verdade que se altera conforme humor e interesses!
A verdade não é uma espécie de caráter contrário à mentira, ainda que esse seja um fruto dela. Muito menos ela pertence a qualquer individuo de modo que esse possa a alterar e/ou moldada conforme deseja.
Eu SOU! Ela É! O caminho, a verdade e a vida! (Ex.3:14 / Jo.14:6) e ponto!
Como alvo maior do pecado, Jesus cada é apagado como a verdade VIVA que reina e é trocado por todo tipo de doutrina que consiga substituí-lo em nossa vida e junto com essa verdade, morre o arrependimento e a responsabilidade, de modo que tudo o que é bom, é glória nossa e tudo o que é ruim, é culpa do outro e é assim que nos encontramos hoje.
Todo aquele que vive firme em suas próprias razões, precisa desesperadamente distribuir o fruto do seu próprio pecado, no próximo. Onde não existe arrependimento só existe amargor e ódio. Esses que dão ouvidos à mentira, recebem migalhas de alegria que lhes são jogadas ao longo da estrada que os guia de encontro ao próprio vazio.
Ele segue sendo. Do mesmo modo que a responsabilidade de ouvir a voz do Bom Pastor é nossa, é também nossa a responsabilidade de anunciá-lo. Anunciar a liberdade. Se a VERDADE reconciliadora nos foi revelada, cabe a nós levar aos outros a chave do evangelho que nos libertou de nós mesmos e assim avisar que essa vida que em nós foi colocada, quer nascer também no outro (ref: Goltotha – Não vire as costas).
A boa mentira seguirá encontrando lugar em corações vazios e guiando mentes sedentas daqueles que vivem confiando na própria força enquanto houver silêncio daqueles a quem a Verdade se revelou. A morte do arrependimento tem feito parte da sociedade e tem tomado conta também da vida daqueles que já conheceram o evangelho. A mentira tem tido êxito, mas…
A Verdade continua sendo e se revelando e esse Caminho é trilhado em obediência. Mas a vida só brota de corações arrependidos e é nesse ponto que a igreja tem se igualado ao mundo ao redor. Não há mais arrependimento e o corpo tem tropeçado em desejos e planos pessoais, contudo o corpo voltará a se reconhecer frente ao padrão que é Cristo!