REF/SL.139:17-18
Cristão ou não cristão, a vida se assemelha muito a um quebra-cabeça. Várias partes que só fazem sentido depois que são encaixadas num todo e muitas vezes agimos do mesmo modo que a mãe:
Queremos que seja do nosso jeito!
A má decisão de não conversar com os filhos sobre o acidente, fez os pais perderem alguns detalhes importantes na vida das crianças, muita coisa passou despercebida. Foi justamente esse o fato que gerou a proposta de passarem um tempo especial com cada um dos três.
Angela era a responsável pelo quebra-cabeça. Já havia montado algumas peças, separado outras e planejado como seria a montagens das próximas… A mãe só estava ali ajudando porque a atitude dos próprios filhos a surpreenderam e envergonharam naquela manhã no chalé. Foi naquele dia que a mãe percebeu que havia tomada uma decisão ruim e isso gerou o desejo de se aproximar outra vez dos filhos. Porém, mesmo agora estando só com a Angela e participando do projeto que era dela, a mãe quer palpitar, dominar, guiar…
Ela passa a maior parte do tempo reclamando, mesmo que a função dada para ela era simples, já que a Angela havia deixado tudo preparado e organizado.
É exatamente assim que muitas vezes agimos com Deus!
Ele nos lembra da necessidade de nos reaproximarmos Dele, permite que a gente participe do seu “projeto”, nos dá uma função, nos capacita a fazer, prepara as coisas antes e ainda assim a gente tem a cara de pau de exigir que as coisas sejam da nossa forma. Muitas vezes passamos o tempo todo reclamando ( o cristão reclama de Deus e o ateu reclama do mundo), não fazemos quase nada para ajudar e no final ainda achamos que merecemos um bom banho relaxante.
Algumas vezes Deus nos permite ver pequenas partes de um todo e nos deixa participar disso (já falamos sobre propósito). Mas mesmo que a gente dê uma espiadinha na foto do quebra-cabeça montado na tampa da caixa, para saber como será quando tudo estiver pronto (ou seja, olharmos a bíblia), o máximo que podemos conseguir é imaginar quão bonito será. Não temos o menor controle sobre o passo a passo, apenas podemos ver as coisas na medida que nos é mostrado e torcer para que Ele continue escolhendo a gente para ajudar.