MeetEliah
  • BLOG
  • LIVROS
  • CONTATO
28 de janeiro de 2022 por Maria Eduarda Trelha

A confiança no permanecer

A confiança no permanecer
28 de janeiro de 2022 por Maria Eduarda Trelha

REF/JO.15

Em sua carta destinada à seus irmãos localizados em Corinto, Paulo os traz a memória o fato de que todo cristão é um simples vaso de barro no qual o Senhor derramou um precioso tesouro (2Co 4:7).

Um vaso não possuía outra função além de armazenar algo belo e valioso. Sua utilidade e validade estão naquilo que é mantido dentro dele. Se Paulo e todos os outros cristãos da Igreja Primitiva não tivessem recebido gratuitamente o presente derramado dos Céus em seus corações de barro, nada teriam, nada seriam.

Pode o homem ter mais valor do que o Espírito que agora habita nele?

Certamente não.

O vaso de barro é mais precioso do que o tesouro contido dentro de si?

A resposta também é não.

Para viver, antes é necessário experimentar a morte. Cristo morreu para que a vida nos fosse dada. Para que a luz resplandecesse nas nossas trevas. Para que por meio de Sua morte, pudéssemos morrer para nós mesmos (2Co 5:14-15).

O erro do coração humano está em querer pegar para si lutas que não o pertencem. Em certa conversa com um amigo, tive a graciosa experiência de ter meu coração despedaçado diante do Senhor e contemplar minha miséria. As lutas que comprei estavam não apenas me nocauteando, mas me mantendo ocupada demais para enxergar o meu Salvador. Como seria possível a busca pela santidade, por amar a Deus e ao próximo e servir a comunidade em que congrego, me manter distante do Pai? Em João 15:4-5, Cristo misericordiosamente responde a essa pergunta:

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira.”.

Durante a conversa que tive, uma frase ecoou no fundo do meu coração e com um simples sopro revelou toda a segurança que eu ainda depositava na minha própria força.

“Quando fazemos algo além do que foi pedido, certamente não estamos fazendo a única coisa que nos foi ordenada.”

As batalhas que comprei, sempre foram maiores do que minha capacidade de vencê-las. As lutas para produzir frutos com minhas próprias mãos, só revelaram o solo despreparado do meu coração. Assim como o ramo só da fruto se está ligado a videira, só é possível cumprir as ordenanças do Senhor, quando estamos ligados a Ele. Na tentativa de mostrar boas obras, não permaneci naquele que é capaz de produzi-las.

O objetivo central da vida do homem deve ser permanecer em Cristo para então se tornar parecido com Ele. A perseverança no ato de permanecer transforma cada indivíduo de dentro para fora. Ao estarmos perto da Luz, nossas mais profundas trevas são expostas e o glorioso nome do Senhor as transforma em testemunho para a Sua Glória. Sua presença não apenas revela nosso pecado e fragilidade, mas também revela o Seu próprio coração.

Se não O conhecemos, a quem imitaremos? Sem a videira, como um ramo poderá produzir frutos?

A medida em que o conhecemos, Ele mesmo gera frutos de amor em nosso coração. Ao permanecermos em sua gloriosa presença, um prazer genuíno é gerado em nosso coração de barro, de modo que, diante das tentações, somos levados a dizer: “Como posso fazer essa grande maldade e pecar contra o meu Senhor?”. A obediência que tanto apreciamos, só ocorre quando amamos a Deus e esse amor é consequência da perseverança que temos em permanecer nEle.

Assim como um vaso não pode colocar o tesouro dentro de si mesmo, não é pelas próprias forças que o homem permanece no Criador. Que possamos nos agarrar na convicção de que Aquele que começou a boa obra em cada um de nós, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Fp 1:6).

Artigo anteriorVocê também nãoPróximo artigo INSATISFAÇÃO

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Trapézio — Parte Um16 de março de 2025
caderno de lástimas10 de março de 2025
“ué, enquanto estava bom…”20 de janeiro de 2025

Categorias

  • Bate Papo
  • Estudo Bíblico
  • Opinião pessoal
  • Sem categoria

Tags

#Conversa #desabafo alegria Amor Caminho Cego Confiança conversa Criador Criatura Cruz Descanso Dor Escolha Esperança Exortação fidelidade Filhos Fraqueza Fé identidade Igreja Jesus Liberdade medo Militância Mimados Morte mudança Obediencia obediência Oração Pais Pascoa Propósito Sacrificio Santo sinceridade Teimosia Tempo Trabalho Verdade vergonha Vida vítima
MeetEliah 2020 ⦿ By Caleidox